Serviços crescem pelo 2º mês no Brasil em outubro, diz pesquisa
A atividade do setor de serviços no Brasil cresceu pelo segundo mês seguido em outubro em meio ao relaxamento das restrições pelo novo coronavírus, com o otimismo chegando ao nível mais elevado desde fevereiro, antes da pandemia, segundo a pesquisa Índice de Mercado dos Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês), divulgada nesta quinta-feira (5) pelo IHS Markit.
Dando sequência à recuperação das contratações vistas entre março e agosto por conta da pandemia, o PMI de serviços do Brasil subiu a 52,3 em outubro de 50,4 em setembro, permanecendo acima da marca de 50 que separa crescimento de contração.
“Os resultados de outubro da pesquisa PMI no setor de serviços para o Brasil indicam uma economia em recuperação, com crescimento da atividade pelo segundo mês consecutivo após as contratações mobilizadas pela Covid-19 de março a agosto. As empresas observaram um aumento na demanda pelos serviços, atribuindo ao relaxamento das restrições da pandemia, como a reabertura de alguns negócios, aumento do turismo local e da confiança dos clientes”, afirmou a diretora econômica do IHS Martik, Pollyanna de Lima.
Em outubro, o volume de novos pedidos aumentou pelo terceiro mês seguido, no ritmo mais forte desde janeiro. Entretanto, as empresas ainda notaram uma maior deterioração da demanda externa por serviços, mais acelerada do que em setembro.
Já o grau de otimismo sobre a produção futura chegou em outubro ao nível mais elevado desde fevereiro, ainda que tenha permanecido abaixo da média histórica.
O impulso vem da esperança de chegada de uma vacina para a Covid-19 nos próximos meses, aliada às previsões de redução das medidas de isolamento.
Em outubro também a expansão do setor industrial brasileiro ganhou força e renovou a máxima recorde, o que, combinado ao resultado de serviços, levou o PMI Composto do país a subir de 53,6 em setembro para 55,9 em outubro, no aumento mais rápido na atividade do setor privado do Brasil em mais de uma década.
Seu Site têm Tudo para Crescer, Acredito que Precisa
Apenas Alcançar Novas Pessoas que Ainda Não Conhecem
o Seu Trabalho! Já pararam pra pensar nisso? As vezes
investi fora das redes sociais, ou buscadores, vale muito a
pena, quando tiver um tempo sobrando pesquise sobre a
plataforma do TrafegoParaSite com br