Editorial

Vendas de veículos sobem 3,54% em outubro e têm melhor mês do ano, diz Fenabrave

As vendas de veículos novos no país, entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus, somaram 215 mil unidades no mês passado, com alta de 3,54% na comparação com setembro. Foi o maior volume do ano, mas ainda abaixo do ritmo de até um ano atrás.

Quando comparadas ao mesmo mês de 2019, outubro mostra redução de 15,11% no total de veículos que saíram das concessionárias, conforme balanço divulgado nesta quarta-feira (4), pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), entidade que representa as revendas de automóveis.

Em comentário sobre o desempenho do setor no mês passado, o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior, destacou que o mercado vem se recuperando gradativamente.

“O mês de outubro é, até o momento, o que registra o recorde do ano. Notamos que os clientes estão mais confiantes e tomando a decisão de compra, que é facilitada pela maior oferta de crédito”, observou Assumpção Júnior.

Desagregando o resultado por segmento, as vendas de carros de passeio e utilitários leves, como picapes e vans, tiveram no mês passado alta de 3,25% em relação a setembro e queda de 14,89% no comparativo anual.

No total, 205,2 mil carros foram licenciados em outubro, quando a Fiat liderou o mercado, com 18,67% das vendas totais, seguida por Volkswagen, com 16,71%, General Motors com 16,60% e Hyundai com 8,31%.

As vendas de caminhões subiram 7,8% frente a setembro, mas recuaram 16,12% na comparação com outubro de 2019, somando 7.967 unidades. O resultado leva as vendas de caminhões acumuladas desde janeiro para 70,6 mil unidades.

No mercado de ônibus, foram emplacados 1,8 mil veículos no mês passado, o que representa uma alta de 19,92% em relação a setembro. Desde janeiro, um total de 14,9 mil ônibus foram vendidos no Brasil.

“Até agora, grande parte do volume vendido ainda se deve ao Programa Caminho da Escola, do governo federal”, finalizou o presidente da Fenabrave.

Esio Bellido

Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, pelo Centro Universitário Fluminense - UNIFLU/FAFIC - Campos dos Goytacazes-RJ - Formado em 22/12/2005. Pós-graduado em 'Especialização em Assessoria e Gestão da Comunicação', pela Universidade Anhambi Morumbi-SP - 2021/2022. Registro Profissional de Jornalista nº 0036792/RJ – MTb - Emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego de Campos dos Goytacazes-RJ, em 17/07/2015. Acadêmico em Direito (2º período).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *