Editorial

Principais cidades da região Sul Fluminense registram saldos positivos no Caged

Gostou? Compartilhe essa matéria!

As cinco maiores cidades da região Sul Fluminense voltaram a registrar saldos positivos no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que mede a variação do mercado de trabalho formal, comparando o número de admissões com o de demissões em empregos com carteira assinada.

O saldo entre admissões e desligamentos aponta para ampliação no número de empregos na cidade, se positivo, ou para redução, se negativo. Os desligamentos incluem demissões e aposentadorias.

A cidade que mais gerou novos postos de trabalho foi Volta Redonda, com 531 novos empregos com carteira assinada, resultantes de 1.923 admissões e 1.392 desligamentos.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Rogério Loureiro, afirmou que a prefeitura tem buscado ampliar o número de oportunidades de trabalho.

“Trabalhamos sempre em busca de auxiliar os empresários da cidade e fomentar a vinda de novas empresas. Hoje contamos com a casa do empreendedor que é um espaço onde estas empresas terão todo o atendimento e suporte necessário para sua instalação e investimentos na cidade. Como consequência dessas ações os números de empregos vêm aumentando e a população é a maior beneficiada”, afirmou o secretário municipal.

Segue-se Barra do Piraí, com 361 novos empregos, que resultam de 640 admissões e 279 desligamentos. Já Angra dos Reis teve 550 admissões, com 468 desligamentos e ampliou em 82 postos de trabalho o seu estoque de empregos.

Resende registrou 768 admissões e 713 desligamentos, chegando a um saldo positivo de 55 empregos. O secretário de Governo, Elio Rodrigues, manifestou sobre o resultado. “Vamos buscar manter e aumentar os empregos existentes. Temos muito a fazer para os próximos meses, mas cada emprego gerado é motivo de grande alegria”, disse.

Barra Mansa apresenta mais 30 postos de trabalho em setembro, resultantes de 842 admissões e 812 desligamentos. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Barra Mansa, Jair Gomes, comemorou. “Mesmo diante da crise econômica causada pela pandemia da Covid-19, Barra Mansa se manteve criando novos postos de trabalho, através de um planejamento sólido. O resultado positivo do Caged é fruto deste trabalho”.

Cada vez que um novo posto de trabalho passa a integrar o estoque de empregos de uma cidade, aumenta o potencial de consumo. Isso implica na possibilidade de mais faturamento para os setores de comércio e serviços, que por sua vez precisarão de mais trabalhadores para atenderem à demanda crescente.

De acordo com a declaração do ministro da Economia, Paulo Guedes, a criação recorde de empregos em setembro confirma a recuperação em V, que significa forte queda, seguida de forte alta, da economia brasileira.

“Uma excelente notícia, confirmando a volta da economia brasileira em V. É o maior ritmo de criação de empregos já registrados em outros setembros. A criação de empregos formais foi ampla, com todos os setores da economia, aumentando o número de vagas em todas as regiões do Brasil. Foi um aumento generalizado e mesmos os serviços que estavam com dificuldades, criaram 80 mil empregos, em setembro”, ressaltou.

O secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Bianco Leal, afirmou que a secretaria apresentará nos próximos dias, novas medidas de revogação de diversos decretos e normas trabalhistas. “As medidas ajudarão a reduzir a insegurança jurídica no mercado de trabalho e a estimular a criação de empregos. O governo tem estudado medidas para a ‘modernização’ dos contratos de trabalho depois da pandemia, pois temos de pensar em medidas pós-pandemia. Estamos buscando criar oportunidades, não necessariamente com as mesmas medidas da pandemia”, explicou.


Gostou? Compartilhe essa matéria!

Esio Bellido

Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, pelo Centro Universitário Fluminense - UNIFLU/FAFIC - Campos dos Goytacazes-RJ - Formado em 22/12/2005. Pós-graduado em 'Especialização em Assessoria e Gestão da Comunicação', pela Universidade Anhambi Morumbi-SP - 2021/2022. Registro Profissional de Jornalista nº 0036792/RJ – MTb - Emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego de Campos dos Goytacazes-RJ, em 17/07/2015. Acadêmico em Direito (2º período).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *