Dia de Finados garante alta nas vendas de flores e velas
As floriculturas da região Sul Fluminense estão ampliando o estoque de mercadorias para as vendas que tendem a crescer até a segunda-feira, dia 2 de novembro, Dia de Finados, que é considerado a terceira melhor data de vendas para o setor, ficando atrás somente do Dia das Mães e Dia dos Namorados.
Assim como o mercado das flores, que deve elevar em média 15% o faturamento dos lojistas, o setor de velas também já contabiliza um aumento nas vendas do produto.
Além das flores, o Dia de Finados incentiva a venda de velas de parafina. A procura aumenta também em torno de 15% e os preços variam conforme o peso e tamanho. As mais vendidas são as de 25 gramas com oito unidades, com preços a partir de R$ 6,90.
Com o protocolo de prevenção do novo coronavírus pode ocorrer restrições de acesso em alguns cemitérios da região, devido ao controle contra aglomerações na segunda, dia 2, o que deve elevar a taxa de visitantes no decorrer desse fim de semana. Portanto, a estratégia é ampliar as vendas a partir desta sexta-feira (30).
Segundo a empresária Ana Maria Cavalcanti, as flores mais vendidas para o Dia de Finados são distintas das demais datas. “Enquanto que para o Dia das Mães, por exemplo, as pessoas procuram botões de rosas, buquês, no Dia de Finados a saída é maior dos crisântemos. Segundo a tradição, estas fores representam a luz da esperança, que auxilia as famílias com saudades do seu ente falecido a compreender os limites da vida. Os preços variam de R$ 15 a R$ 50”, comenta.
De acordo com arqueólogos, o ato de levar flores ao túmulo pode ter surgido há quase 14 mil anos, em Israel. A intenção seria decorar as sepulturas e também usar as flores para exalar aromas afastando animais.
Em virtude da procura, as floriculturas não devem fechar na segunda-feira (2). “No Dia de Finados a loja funcionará no mesmo horário de visitas dos cemitérios da região, ou seja, entre 6h e 18h. Poderemos deslocar também equipe de vendas para as imediações dos cemitérios, facilitando as compras dos visitantes para homenagear seus parentes e amigos”, argumenta a gerente Rafaela Ribeiro.