UBM lança “UBM Connect” e se consolida também no ensino a distância
No atual cenário de pandemia em que o mundo se encontra, o Centro Universitário de Barra Mansa (UBM) observou a necessidade de expandir sua forma de ensinar e para isso aposta na sua credibilidade e eficiência no Ensino A Distância (EAD).
O que já é consolidado na educação presencial, o novo método já ganha novos conceitos de aceitação entre estudantes, aumentando a credibilidade da instituição. Apesar que essa experiência já vem sendo vivenciada desde 2010, com ofertas de disciplinas a distância, mas que agora ganha uma nova roupagem com uma plataforma dinâmica e moderna de ensino.
Com quase 60 anos de tradição no Ensino Superior e referência na região Sul Fluminense, o UBM lança o ‘UBM Connect’: Educação a Distância. O compromisso com a qualidade do ensino se estende em EAD e conta com cursos em diversas áreas e um time capacitado de professores e funcionários, além da avaliação com nota máxima pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC).
Os cinco cursos de graduação lançados pela instituição na plataforma UBM Connect de Educação a Distância são: Ciências Contábeis; Gestão em RH; Pedagogia; Administração e Logística. As informações sobre os conteúdos dos cursos, estão disponíveis no site (clique aqui).
Segundo a diretora acadêmica do UBM, Sheila Dias Figueiras, a implantação dos cursos passou por uma criteriosa avaliação junto à instituição.
“Fomos avaliados em diversos critérios acadêmicos e de estrutura, pelo MEC, na qual obtivemos nota máxima em todos os quesitos. Os cursos de graduação a distância do UBM Connect trazem o DNA do ensino de qualidade que oferecemos nas graduações presenciais. É um compromisso do UBM capacitar os alunos para atuarem e atenderem os constantes desafios do mercado de trabalho com uma formação diferenciada. Assim como no ensino presencial, oferecemos conteúdos pedagógicos, ministrados por professores, em sua maior parte mestres e doutores, altamente capacitados e reconhecidos em suas áreas de atuação”, avaliou Sheila.
De acordo com a diretora, o momento de crise econômica que o país atravessa, tem acelerado ainda mais a procura por conhecimentos e aprimoramento profissional.
Para atender essa crescente demanda com excelência, o UBM investiu em infraestrutura e novas tecnologias.
“A crise exige um esforço especial na horar de planejar a carreira. Com a competitividade cada vez mais acirrada no mercado de trabalho, temos percebido uma tendência natural das pessoas buscarem ampliar seus conhecimentos, investir em novas graduações e em cursos gerais que lhes possam abrir outras frentes no mercado, que absorve muito bem os profissionais formados nessa modalidade”, analisa.
Antes mesmo da pandemia, a flexibilidade para estudar a distância já movimentava uma crescente demanda do setor de educação do país. Segundo a 10ª edição do Mapa do Ensino Superior no Brasil 2020, divulgada em maio deste ano, as matrículas no EAD, cresceram 16,9% entre 2017 e 2018.
O Mapa aponta ainda que a modalidade aumentou 145% entre 2009 e 2018. Apesar do crescimento tão expressivo, os alunos matriculados em cursos presenciais representam a maioria, com 75,7% em 2018.
Segundo Sheila, o mundo contemporâneo traz oportunidades, mas ao mesmo tempo muita competitividade. “Assim, o mercado seleciona os mais preparados e por esse motivo o currículo dos indivíduos é de fundamental importância principalmente no que se refere à formação. E é este compromisso do UBM, oferecer cursos de graduação que proporcionem conteúdos, práticas e técnicas essenciais para formar profissionais de excelência que atendam às necessidades do mercado de trabalho”, destaca.
Os cinco cursos lançados em EAD dentro da plataforma do UBM Connect vêm se juntar aos 21 dos cursos presenciais oferecidos pela instituição. “Estamos num momento muito especial com ampliação de nossos produtos educacionais de forma a atender o nosso compromisso de garantir a acessibilidade ao ensino superior à população e contribuir com o desenvolvimento regional”, completa Sheila.
O UBM vai mais além, na visão da diretora, é preciso sempre expandir para novos conhecimentos. “Além desses cinco cursos lançados, no próximo ano lançaremos provavelmente mais 6 cursos, além de ampliar nossas ofertas em Polos de EAD. Já vamos inaugurar um Polo em Angra dos Reis e outro em Resende”, avalia.
Analisando toda essa temática da graduação superior, Sheila destaca que é importante não desistir, mas sim de investir em conhecimento e num futuro mais promissor.
“O público alvo para o ensino de graduação tanto presencial quanto a distância é para todos que tem o segundo grau completo e ainda para aqueles que almejam uma segunda graduação. A importância da ampliação de ofertas, os cursos de graduação, tanto presencial como agora a distância é de garantir àqueles indivíduos que antes tinham dificuldade de acesso, seja essa dificuldade física/territorial ou social, a formação acadêmica, pois esta se tornou um pré-requisito para a conquista do sucesso profissional, da empregabilidade e da ascensão social”, frisou.
Com o mercado de trabalho cada vez mais criterioso, a formação profissional se torna a principal arma para enfrentar a concorrência e garantir assim melhores resultados dentro da área de atuação.
Segundo Sheila, poder oferecer um ensino de qualidade que chegue até a pessoa, onde quer que ela esteja, é sem dúvida gratificante.
“Estamos muito felizes com o lançamento do UBM Connect, pois os cursos de EAD propiciam a oferta de um ensino dinâmico, efetivo para estudantes de todos os lugares e de todas as rendas. Trata-se de um ensino mediado pela tecnologia onde o aluno organiza o seu tempo de estudo assessorado por tutores/professores, que auxiliam nesta organização. A educação a distância funciona a partir de uma integração virtual entre um aluno e um tutor de EAD, separados por tempo e espaço, mas altamente integrados”, conclui a diretora acadêmica.