Economia

Firjan destaca gás natural como alternativa estratégica para a indústria

Gostou? Compartilhe essa matéria!

A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) considera positivo o avanço do gás natural como uma fonte de energia mais competitiva para o setor industrial. A entidade ressalta, ainda, o papel estratégico do insumo na descarbonização da matriz energética, especialmente no segmento de transportes, no qual o estado do Rio de Janeiro se destaca como líder nacional no uso do Gás Natural Veicular (GNV).

Nesse contexto, o cenário energético fluminense ganha novo impulso com o anúncio da Petrobras de uma redução de 7,8% no preço da molécula de gás natural destinada às distribuidoras. A medida passa a valer a partir deste domingo, 1º de fevereiro, e deve contribuir para o aumento da competitividade e do consumo do energético no estado.

O destaque ocorreu durante o evento de lançamento da publicação Perspectivas do Gás no Rio 2025-2026, na Casa Firjan, onde foi reforçado o papel de liderança do Rio neste mercado. O estado concentra cerca de 75% da produção nacional de gás e tem elevadas expectativas para o aumento da disponibilidade do gás produzido localmente para o mercado.

A queda nos preços da molécula irá refletir em melhoria das condições de competitividade para as indústrias do estado, com reduções já anunciadas nas tarifas de distribuição de gás natural, impactando diretamente os custos energéticos para da cadeia produtiva local e beneficiando uma série de setores de nossa economia.

Além do GNV, a Firjan destaca que a redução do custo do gás natural atinge a a siderurgia, metalurgia, vidro, cerâmica, química, petroquímica, alimentos e bebidas, papel e tecido, automotivo e indústrias de cimento.

 

Confira os percentuais de redução na Região Metropolitana:

Postos de GNV: 12,50%

Setor Industrial: 11,63%

Comércio: 4,61%

Residencial: 4,44%

E no interior do estado:

Postos de GNV: 9,84%

Indústrias: 10,19%

Comércio: 5,21%

Residências: 4,45%


Gostou? Compartilhe essa matéria!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *