Secretaria de Estado de Agricultura destaca a força da cadeia da cana-de-açúcar
Celebrado em 16 de janeiro, o Dia do Cortador de Cana-de-Açúcar reforça a importância de uma das atividades mais tradicionais. A produção de cana-de-açúcar no estado do Rio de Janeiro segue ganhando destaque no agronegócio, reunindo 2.397 produtores rurais, gerando um faturamento superior a R$ 387,3 milhões, segundo dados da Emater-Rio referente ao ano de 2024, impactando direto na geração de emprego e renda.
Entre os municípios que mais se destacam na produção estão Campos dos Goytacazes e São Francisco de Itabapoana, que concentram parte significativa da atividade no estado.
Para fortalecer o setor, a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, disponibiliza o Programa Agrofundo, que oferece suporte financeiro e melhores condições de acesso ao crédito para quem atua na cultura.
– A data é também um momento de reconhecimento ao trabalho de quem está todos os dias no campo. A cana é uma cultura histórica para o Rio de Janeiro, e o Agrofundo tem sido fundamental para fortalecer a produção e apoiar nossos produtores – afirmou o secretário de Agricultura, Felipe Brasil.

Sobre o Agrofundo
O Agrofundo é o programa de fomento agropecuário e tecnológico da Secretaria de Agricultura que oferece aos agricultores fluminenses empréstimos a juros baixos. Ele atende produtores de frutas, flores, mel, leite, ovos, orgânicos e agroindústrias de base familiar entre outros. O objetivo do Programa é apoiar e fortalecer a atividade agrícola, promovendo o crescimento sustentável, a modernização e a produtividade no campo.
O programa contempla diversas linhas de crédito, como Frutificar, Multiplicar, Prosperar, Cultivar Orgânico, Florescer, Rio Genética, Rio Leite, Rio Ovinos, Rio Mel, Rio Energia Limpa, Rio Café e Rio Aves. Para ter acesso ao crédito, o produtor deve entrar em contato com a Secretaria de Agricultura por meio do e-mail: agrofundo.rio@gmail.com.
