Feira do Produtor e Centro de Vivências da Setur-RJ registraram o momento festivo no Posto Xalé, em Barra do Piraí
O último sábado, dia 13 de dezembro, foi marcado por celebração e valorização da cultura regional no Posto Xalé, em Barra do Piraí. O evento reuniu autoridades, produtores locais e a população para inaugurações importantes e uma feira vibrante que destacou o potencial turístico e econômico do Vale do Café.
Entre os destaques, a inauguração do Centro de Vivências e Informações Turísticas do Vale do Café. A iniciativa é da Secretaria de Estadual de Turismo (Setur), e trouxe uma nova vitrine para as experiências culturais e históricas da região. Ao lado, o novo Empório Rural passou a oferecer produtos típicos como cachaças artesanais, queijos, cafés especiais e doces caseiros, fortalecendo a identidade local.

O secretário estadual de Turismo, Gustavo Tutuca, presente ao evento, celebrou o momento e falou da importância da região para o estado do Rio.
“O Vale do Café é uma joia do nosso estado. Com essas ações, estamos conectando o turismo à produção rural e à história, gerando oportunidades e fortalecendo a economia local.”
A Feira do Produtor Rural, realizada no mesmo espaço, foi um verdadeiro encontro entre tradição e inovação. Barracas decoradas exibiram o melhor da produção regional, de produtores que fazem parte do Arranjo Produtivo Local (APL) do Vale do Café.
A prefeita de Barra do Piraí, Kátia Miki, também destacou a importância do evento.

“É uma honra receber iniciativas como essa. O Posto Xalé se transforma em um ponto de encontro entre o passado e o futuro da nossa cidade.”
Durante o evento, houve também a comemoração de um ano de criação da ASCAV – Associação dos Cafeicultores do Vale do Café. O presidente João Machado, agradeceu o apoio da Setur para o setor. Outro encontro especial, foi dos apaixonados por Carros Antigos, que mobilizou integrantes dos grupos Relíquias e Carburados.
O empresário Dr. Paulo Di Biase, proprietário do Posto Xalé, anfitrião das ações, reforçou o papel do espaço como elo entre visitantes e produtores.
“Sempre acreditamos no potencial do Vale do Café. Hoje, ver esse sonho se concretizar com apoio do governo e da comunidade é motivo de orgulho é satisfação para nós.”
Coordenador das ações da Setur no Vale do Café, Wanderson Farias ressaltou o caráter estratégico da iniciativa:
“Estamos construindo uma rede de experiências que valoriza o território, os saberes locais e a hospitalidade do interior fluminense. A partir deste ponto, os turistas tem toda estrutura e informações sobre o turismo da nossa região”, disse Wanderson.

O evento contou ainda com apresentações culturais, degustações, exposição de produtos e shows musicais. Com essa nova estrutura, Barra do Piraí se consolida como porta de entrada para o turismo rural e histórico do estado do Rio de Janeiro.
