Estado do Rio

Sebrae Rio e Sistema Fecomércio programam ações para as vendas no Dia das Crianças

O Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro, está chegando. Para preparar o setor de comércio varejista para mais uma data importante e fortalecer a economia do estado, a partir desta segunda-feira (21), o Sebrae Rio e o Sistema Fecomércio-RJ, elaboraram soluções criativas e promocionais para incentivar o consumo.

A ideia é atrair novos clientes, produzir campanhas apropriadas para as redes sociais, estruturar um planejamento dos pequenos negócios e oportunizar um aumento de receita para o empresário fluminense.

Na média, os pequenos negócios estão operando com um faturamento 50% menor do que o período pré-crise. Para reaquecer as vendas prejudicadas pela pandemia do novo coronavírus, entre os dias 21 e 25 de setembro, o empresário poderá participar de 11 talks online e gratuitos, com conteúdo dinâmico e prático. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site do Sebrae Rio, (clique aqui).

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Segundo a coordenadora do Comércio e Serviços do Sebrae Rio, Mariângela Rosseto, essa é a quarta data comemorativa que será impulsionado o comércio varejista. “A novidade dessa imersão digital é que nós ouvimos as principais dúvidas do empresário fluminense. Todo o conteúdo foi elaborado para atender essa expectativa. Em recente pesquisa do Sebrae, 78% dos municípios do estado já estão em processo de reabertura. Por conta disso, o empresário precisa inovar o processo de gestão, com estratégias assertivas com foco em atrair novos clientes e no aumento de receita”, disse.

Durante a crise, muitas empresas do comércio varejista adotaram controles financeiros mais rígidos e adaptaram seu planejamento empresarial para continuar em atividade.

Segundo empresários ouvidos pelo Sebrae, já existe uma percepção em relação aos novos hábitos de consumo dos clientes e também na necessidade de adaptar a operação dos seus negócios como um modelo híbrido, sendo espaço físico e digital. Algumas medidas adotadas no período serão permanentes ou aplicadas a longo prazo como o uso dos canais digitais, marketing digital, sistema de delivery, redução de estrutura, revisão do mix de produtos e gestão do capital de giro.

De acordo com o presidente do Sistema Fecomércio-RJ, Antônio Florêncio de Queiroz Junior, o Dia das Crianças é uma data importante para o varejo e traz esperança e otimismo para os comerciantes.

“Uma pesquisa realizada recentemente pelo IFec RJ com empresários, mostrou que 38,1% esperam algum aumento na demanda nos próximos três meses. Ou seja, a data é uma grande oportunidade para ajudar o setor a se recuperar. Precisamos estimular o consumo nos pequenos negócios para ajudar o comércio de bens e serviços a se recompor e recuperar o fôlego através do aumento de vendas”, ressaltou.

Das lições aprendidas, algumas medidas foram bem sucedidas como investimento em produtos de necessidades urgentes, cuidado com a higienização do estabelecimento, gestão de compras, controles financeiros e fluxo de Caixa, compras e vendas pelo WhatsApp e atendimento virtual ou agendado.

Esio Bellido

Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, pelo Centro Universitário Fluminense - UNIFLU/FAFIC - Campos dos Goytacazes-RJ - Formado em 22/12/2005. Pós-graduado em 'Especialização em Assessoria e Gestão da Comunicação', pela Universidade Anhambi Morumbi-SP - 2021/2022. Registro Profissional de Jornalista nº 0036792/RJ – MTb - Emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego de Campos dos Goytacazes-RJ, em 17/07/2015. Acadêmico em Direito (2º período).

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