Macaé

Unimed Costa do Sol realiza primeiro transplante renal da história de Macaé e região

Gostou? Compartilhe essa matéria!

Macaé recebeu agora em setembro o primeiro transplante renal de sua história, feito realizado pela equipe da Unimed Costa do Sol. A ação representa um marco para pacientes renais crônicos e para o sistema de saúde local. O procedimento aconteceu durante o Setembro Verde, mês dedicado à conscientização sobre a doação de órgãos, reforçando a importância da solidariedade e do engajamento da população.

A paciente é uma mulher de 63 anos e que realizava sessões de hemodiálise três vezes por semana, com duração de quatro horas cada. Ela estava na fila do transplante há seis meses e foi considerada apta devido à compatibilidade sanguínea e imunológica com o doador. O órgão foi captado pela Secretaria de Estado de Saúde, respeitando os critérios da lista única nacional.

A equipe médica foi composta pelo Dr. Thiago Froede, Dr. Márcio Ximenes (nefrologista), pela Dra. Talita Mourão, pela Dra. Simaria Ojeda e pelo Dr. Daniel Machado. Para atingir o feito foi necessário toda uma estrutura impar no município, além de muito planejamento e um processo que levou cerca de dois anos até que o Hospital da Unimed estivesse pronto para receber o procedimento.

“A paciente teve alta. A jornada do paciente renal crônico é muito difícil. Ele passa de um estado funcional normal para ser dependente de uma máquina de hemodiálise quatro horas por dia e três vezes na semana. Então o transplante é um tratamento definitivo para esse paciente. Marca um recomeço de vida. Ela deixa de ter restrições alimentares e pode voltar a ter vida social ativa, sem ficar dependente da máquina. Vai poder viajar, voltar a trabalhar se quiser. Ela seguirá sendo acompanhada, mas hoje apresenta uma qualidade de vida muito melhor que antes”, disse Thiago Froede.

Responsável técnico pelo Hospital da Unimed, Dr. Augusto César comemorou a conquista e fez questão de parabenizar toda a equipe médica.

“É um grande evento. Primeiramente agradecer a toda equipe multidisciplinar do hospital que vem prestando um atendimento de excelência. Hoje somos um hospital creditado e que busca a excelência. Estamos atrás de fazer com que esses procedimentos de alta complexidade sejam possíveis de serem realizados aqui no hospital e na região. Então ficamos muito felizes nesse momento, principalmente por ser também no setembro verde que é o mês do doador de órgãos. É um evento que só traz satisfação para toda a equipe e a gente saber que pode realmente melhorar a vida desse paciente transplantado”, afirmou Augusto César.

Dr. Augusto aproveitou também a oportunidade para reforçar a importância de conscientizar a população em geral sobre a doação de órgãos.

“Temos casos de pessoas que vivem uma vida restrita, dentro do hospital e que hoje podem estar participando de todas as atividades que gostariam de participar graças a doação. Isso realmente nos engrandece em poder trazer de volta a pessoa a normalidade de sua vida. Destacar mais uma vez a importância de ser um doador. Precisamos fazer com que as pessoas se conscientizem da necessidade de se tornar um doador de órgãos”, encerrou.


Gostou? Compartilhe essa matéria!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *