Macaé celebra 212 anos com homenagem ao novo ciclo de desenvolvimento
A cidade de Macaé comemorou, nesta terça-feira (29), seus 212 anos de emancipação político-administrativa com uma sessão solene realizada pela Câmara Municipal. A tradicional cerimônia destacou o atual momento de crescimento econômico e social vivido pelo município, que vem consolidando seu protagonismo no cenário nacional.
Durante o evento, foram homenageadas personalidades e instituições que contribuíram — ou ainda contribuem — para o desenvolvimento da cidade, reconhecida oficialmente como a Capital Nacional da Energia, título conferido pela Lei Estadual 10.178/2023.
Conhecida historicamente como a “Princesinha do Atlântico”, Macaé reforça, com essa celebração, seu compromisso com um futuro marcado por inovação, investimentos e oportunidades para a população.
O presidente do Legislativo, Alan Mansur (Cidadania), abriu a solenidade, agradecendo aos que trabalham para construir uma cidade melhor a cada dia. “Este é um lugar especial, que abraça os nativos e as pessoas que vêm de tantas partes do país e do mundo”. Ao todo, foram entregues 89 títulos de Mérito Político, Mérito Municipal e Cidadania Macaense. Alan ainda destacou a integração entre os poderes Legislativo e Executivo, que, segundo ele, vem favorecendo o desenvolvimento social e econômico.
O prefeito Welberth Rezende (Cidadania) frisou que as homenagens são importantes por reconhecerem os feitos daqueles que colaboram para delinear a Macaé do futuro. “Vivemos um momento importante com a criação de mais de 40 mil empregos desde 2021. Também iniciamos o maior pacote de obras que a cidade já viu e promovemos uma redução histórica nos índices de criminalidade”, destacou.
O líder do governo na Câmara, Cesinha (Cidadania), frisou a retomada do setor de óleo e gás, que não apenas se recuperou, como vem alcançando um novo patamar de crescimento nos últimos anos. “Mas dessa vez, ele vem com o fomento à agricultura familiar, ao comércio, ao turismo e ao empreendedorismo”, evidenciou o vereador, que aposta na conquista de uma cidade modelo em inclusão.
Em nome da bancada feminina, Mayara Rezende (Republicanos) reforçou a necessidade de mais mulheres na política e em todos os espaços de decisão. A vereadora ressaltou ainda a atuação comprometida da Casa Legislativa. “Trabalhamos de forma integrada com a atual gestão em prol de uma Macaé mais sustentável e inclusiva para todos”.
Homenagem especial
Um dos agraciados da noite foi o servidor Carlos Alberto Borges da Silva, o “Seu Carlinhos”, motorista da Casa, que aposentou-se neste ano. Ele recebeu do presidente Alan Mansur o diploma de Mérito Político. “Queremos agradecê-lo, especialmente, por seus 41 anos de dedicação à Câmara”, disse o parlamentar. Antes de concluir o evento, o presidente chamou novamente Carlinhos ao palco e também todos os servidores legislativos, para uma foto.
