Nova pista do Aeroporto de Macaé foi inaugurada na última terça-feira
Durante a inauguração da nova pista do Aeroporto de Macaé, na tarde desta terça-feira (17), o prefeito em exercício, Fabiano Paschoal, destacou o potencial econômico da cidade, reconhecida como a Capital Nacional da Energia no Estado do Rio. A nova pista, que recebeu um investimento de R$ 220 milhões da concessionária Zurich Airport Brasil, possui 1.410 metros de extensão.
“Com essa nova pista, Macaé vai atrair mais turismo, mais economia, mais riqueza, para que possamos ter ainda mais engajamento econômico. O turismo e o desenvolvimento econômico como bases para impulsionar ainda mais a nossa cidade”, expressou Paschoal.
O Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, pontuou que a pista é uma obra estratégica para estimular o turismo de lazer e negócios.
“Importância focar cada vez mais na aviação do Estado do Rio. Macaé, uma cidade que representa um grande hub populacional, tem o maior aeroporto offshore, geração de emprego e renda, a cidade é a capital nacional do petróleo, com investimentos extraordinários na área de petróleo e gás e por isso a gente precisava de um melhor aeroporto com mais segurança de voo”, analisou.
O CEO da Zurich Airport Latin America, Johann Gigl, assinalou a relação da nova pista do aeroporto de Macaé com o fortalecimento da infraestrutura aeroportuária.
“Com a construção da nova pista, Macaé se posiciona como um aeroporto preparado para receber qualquer empresa aérea”, afirmou Gigl.
Segundo o CEO da Zurich Airport Brasil, Ricardo Gesse, a nova pista permite a retomada de voos comerciais regulares e reforça a relevância de Macaé no cenário fluminense.
“Macaé é uma potência regional do Rio de Janeiro. Fizemos um investimento de R$ 220 milhões, um dos maiores da Zurich no Brasil, porque acreditamos no potencial econômico da cidade. Somos o único aeroporto offshore com uma equipe própria de bombeiros altamente capacitada, gerando 430 empregos locais e abrindo caminho para o retorno da aviação comercial em Macaé”, completou.
O secretário de Governo do Estado do Rio de Janeiro, André Mourão, frisou o crescimento do setor turístico fluminense e investimentos em infraestrutura para manter esse avanço.
“O Estado do Rio tem batido recordes. Nos últimos três anos, estamos liderando o turismo interno e internacional, o que reforça a importância de ações como essa, que fortalecem a economia e ampliam as oportunidades para toda a população”, considerou.
De acordo com o secretário nacional de Aviação Civil, Tomé Franca, o ano de 2024 teve um recorde de investimentos por meio dos contratos de concessão.
“É muito bom fazer as entregas e apresentar os números que isso representa. Macaé é um polo importante, e o aeroporto se traduz como um local de desenvolvimento social e econômico. É fundamental para que a cidade continue crescendo e o aeroporto atue como catalisador desse progresso”, comentou.
Na solenidade de inauguração, foi realizada a entrega da licença ambiental. Diversas autoridades municipais, estaduais e federais participaram, além de líderes empresariais.
