Estado do Rio

Barra do Piraí: APL do Vale do Café marca apoio aos produtores da região

Fortalecendo ainda mais os produtores de café, queijo e cachaça do Vale do Café, na tarde da última terça-feira (29), foi promovido o Arranjo Produtivo Local (APL) da região. O evento aconteceu na Fazenda Ponte Alta, em Barra do Piraí, com início às 13h30.

O APL tem o claro objetivo de apoiar os produtores de café, queijo e cachaça do Vale do Café e incentivar novos produtores. Nesse viés, dois pontos se destacam na reunião: a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro) para implantação do laboratório de café na região e a apresentação do Agrofundo, financiamento para os produtores de café, cachaça e queijo.

O presidente da Pesagro, Paulo Renato Marques, comentou sobre a felicidade em participar dessa APL, ressaltando a relevância do novo laboratório do café.

“É uma honra estarmos aqui na APL do Café em Barra do Piraí representando nosso secretário Dr. Flávio, onde assinamos um Acordo de Cooperação Técnica para implantação do laboratório de café que irá atender toda a região, um local que vem crescendo muito e que tem tudo para dar ainda mais condições aos produtores”, apontou Paulo Renato Marques.

“O APL, Arranjo Produtivo Local do Vale do Café, lançado em 2020, no Fórum do Café em Vassouras, tem o objetivo de apoiar quem produz e incentivar novos produtores. Para isso, o APL conta com apoios importantes do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio das Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Turismo; da Pesagro; do Sebrae; da Emater; e de outros parceiros importantes. Com o bom andamento deste trabalho, observamos desdobramentos positivos, como a criação da primeira Associação dos Cafeicultores do Vale do Café, a ASCAV, e também a Associação dos Queijeiros de Valença no Vale do Café, a AQV e rotas turísticas que fomentam o projeto da Aetur-rj de Turismo Rural. Essas são ações importantes que têm o apoio e orientação do secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca”, apontou Wanderson Farias, assessor especial da Secretaria Estadual de Turismo e coordenador das ações do Turismo no Vale do Café.

O Arranjo Produtivo Local é fruto de uma sólida parceria entre as Secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura , Pesagro, Sebrae, Emater, TurisRio, Sicomércio de Barra do Piraí, Ascav, Ascarj, ABIH, AQV e a Prefeitura de Barra do Piraí, por meio da Secretaria Municipal de Turismo.

Na solenidade de abertura, a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Fernanda Curdi, evidenciou a grande importância da APL do Vale do Café e o trabalho desempenhado por sua pasta.

“Promover a união entre produtores, parceiros e instituições em prol do desenvolvimento regional é uma das prioridades da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O Arranjo Produtivo Local (APL) representa um passo significativo para fortalecer a cadeia do café e incentivar o turismo rural na região. O APL do Vale do Café demonstra como tradição, excelência e inovação podem se complementar para impulsionar a economia do estado do Rio de Janeiro”, disse a secretária de Estado

Para a prefeita Katia Miki “o trabalho desempenhado pelo Governo do Estado, os municípios e os demais parceiros tem um enorme potencial. Tenho certeza de que, por meio desse esforço, nossa região terá ainda mais visibilidade e reconhecimento. Meu desejo é que não apenas Barra do Piraí cresça na agropecuária e no turismo, mas que todas as cidades do Vale do Café se desenvolvam. Esse é um trabalho conjunto, fruto de muita entrega, dedicação e comprometimento. Expresso minha mais sincera admiração aos produtores de queijo, café, cachaça e demais produtos agropecuários da região, por levarem nosso nome para todo o Brasil”, declarou a chefe do Executivo de Barra do Piraí.

Após a solenidade de abertura, o evento se direcionou aos painéis temáticos, iniciando com “Apresentação APL” ministrada pela secretária de estado de Desenvolvimento  Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Fernanda Curdi; seguindo para “Indicação Geográfica do Café e Mapeamento Cafés Especiais” com Aline Barreto do Sebrae e a consultora Ana Claudia Peixoto; “Turismo Rural da Setur-RJ” com o vice-presidente da TurisRio, Marco Paes; “Soluções para o setor de cachaça” regida por Joyce Patrocínio do Sebrae; e, por fim, “Agrofundo – Financiamento para os produtores de Café Cachaça e Queijo” por Ronaldo Soares, Coordenador do Agrofundo.

Além da prefeita Katia Miki, da secretária Fernanda Curdi, de Paulo Renato Marques e Wanderson Farias, estiveram presentes no evento a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; Ana Paula Caldas, secretária estadual de Desenvolvimento Regional do Interior, Pesca e Agricultura Familiar; Marco Paes, vice-presidente da TurisRio; Tadeu Oliveira secretário de Turismo e interino de Desenvolvimento Econômico de Barra do Piraí; José Carlos Gervazoni, presidente da Fiperj; Jorge Guilherme Aiex, presidente do Sicomércio de Barra do Piraí; Paola Tenchini Coordenadora do Sebrae Médio Paraíba, e outras autoridades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *