7ª reunião do APL do Café do Vale do Café teve presença do secretário estadual Sávio Neves
A Fazenda União, em Rio das Flores, foi palco da sétima reunião do Arranjo Produtivo Local (APL), do Café do Vale do Café, projeto lançado em Vassouras no ano passado, após o sucesso do Fórum do Café do Vale do Café.
Além dos especialistas que comandaram os painéis, o secretário de Estado de Turismo, Sávio Neves; o prefeito de Rio das Flores, Vicente Guedes; o proprietário da União, Mario Vasconcelos; e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Vassouras, Wanderson Farias, marcaram presença no evento.
Realizado ao longo da tarde desta quinta-feira (25), o encontro reuniu produtores, representantes de órgãos e entidades como Sebrae Rio e Emater Rio e contou com a presença do secretário de Estado de Turismo Sávio Neves, que destacou a importância do projeto ter o apoio constante da Setur-RJ.
“O APL surgiu nas Secretarias de Turismo, Agricultura e Desenvolvimento. As fazendas históricas são muito importantes, e a união do turismo com a produção de café é um diferencial desse projeto”, pontuou o secretário.
Desde seu lançamento, o APL do Café vem ganhando cada vez mais adeptos no Vale do Café. Além de ampliar e fortalecer a produção do grão, o APL tem o intuito de valorizar o café com um importante atrativo turístico.
“O turista que vem ao Vale, quer café. Quanto mais produtos de qualidade pra oferecer, mais atrativa se torna a experiência em nossa região”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Vassouras, Wanderson Farias, que fez a abertura institucional da reunião ao lado da subsecretária de Estado de Indústria, Comércio, Serviços e Ambiente de Negócios, Marina Esteves; do vice-prefeito de Rio das Flores, Rodrigo Cibalena; do vice-presidente da Ascarj, Paulo Roberto; do vice-presidente do Instituto Preservale, Nestor Rocha; do proprietário da Fazenda União, Mário Vasconcelos e Sávio Neves.
O Vale do Café Convention & Visitors Bureau, representado no evento pela diretora executiva Christiane Drux, destacou que a iniciativa capitaneada pelo secretário Wanderson Farias já estimulou na região mais de 45 produtores, que hoje contam com o apoio do Sebrae Nacional, Emater e outros parceiros em orientações técnicas para a adequação do solo e plantio do café.
A partir de 14h30, o consultor do Sebrae – Inovates, Anselmo Buss Junior, comandou o painel Indicação Geográfica para o Vale do Café. Em seguida, a instrutora do Senac RJ Priscila Soares falou sobre Turismo Cafeeiro: Experiências e Oportunidades de Negócios.
O painel de encerramento, Primeiros Passos no Preparo do Solo do Cafezal, foi comandado por Wellington Carius Machado, da Emater. Após os painéis, os participantes fizeram uma visita guiada pela Fazenda União.