6ª reunião do APL do Café do Vale do Café é marcada por novidades
O Museu do Café da Fazenda São Luiz da Boa Sorte, foi palco no dia 9 de junho da sexta reunião do Arranjo Produtivo Local do Café do Vale do Café. Projeto lançado em Vassouras no ano passado, após o sucesso do Fórum do Café do Vale do Café.
O mais recente encontro reuniu cerca de 100 pessoas em uma das principais fazendas históricas da região e foi marcada pelo lançamento do ‘Kafé Vassourense’, a apresentação do diagnóstico elaborado pelo Sebrae RJ e a formalização do APL com a assinatura do Termo de Adesão com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais.
“Foi mais uma grande reunião, com avanços importantes e a adesão de mais produtores, especialmente de cafés especiais”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Vassouras, Wanderson Farias.
O Vice-presidente do Instituto Preservale e proprietário da São Luiz da Boa Sorte, Nestor Rocha; o presidente da Pesagro, Paulo Renato Marques; o diretor de Produtos e Atendimento do Sebrae, Júlio Cezar Rezende de Freitas; o superintendente da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, Daniel Santa Cruz e o secretário Wanderson Farias, realizaram a abertura do evento.
Paulo Renato destacou o apoio da Pesagro, em especial no que diz respeito à análise do solo. Já Júlio Cezar ressaltou a importância do projeto para o Sebrae, já que envolve empreendedorismo, turismo e agronegócio. E o diretor técnico da Emater Rio, por sua vez, apresentou Linhas de Crédito e Fomento especiais para a Cafeicultura.
Além de representantes das Secretarias de Agricultura, Desenvolvimento e Turismo do Estado, representantes da Emater, secretários de municípios do Vale do Café, como Paulo de Frontin, Paraíba do Sul e Rio das Flores, e produtores participaram do encontro, que teve palestras apresentadas por Paulo Roberto dos Santos, proprietário da Fazenda Florença e vice-presidente da Ascarj; e Sílvio Galvão, diretor-técnico da Pesagro.
A empresária Vívian Rocha fez a apresentação sobre o ‘Kafé Vassourense’, primeiro produto lançado desde o surgimento do APL do Café, projeto que tem justamente o objetivo de ampliar a cafeicultura na região e ampliar o valor turístico do café.
Outra novidade da reunião foi a participação de Cristiane Ciqueira, coordenadora do curso de Engenharia Química da Universidade de Vassouras, e do pró-reitor Bruno Lemos. “A Universidade está no APL desde o início, mas agora temos em vista uma parceria para produção de cosméticos e produtos com a borra do café”, revelou o secretário Wanderson Farias.