Editorial

5ª maior do mundo em venda de celulares, Oppo chega ao Brasil

A chinesa vai estrear com o smartphone Reno 7

Uma nova marca de celulares poderá ser encontrada no mercado brasileiro a partir da segunda-feira (26): a Oppo, empresa chinesa que venderá o smartphone Reno 7.

Quinta maior do mundo em vendas de celulares, atrás da sul-coreana Samsung, da norte-americana Apple e das chinesas Xiaomi e Vivo, a Oppo trabalha com a possibilidade de fabricar aparelhos em solo brasileiro, segundo afirmou o presidente-executivo no Brasil, Jim Zhang, em entrevista ao portal G1.

Agora, a empresa aposta na parceria com um representante local, já que a distribuição dos celulares será feita pela empresa Usina de Vendas. As vendas serão feitas apenas no site da Amazon e em lojas físicas da operadora Vivo. A equipe da Oppo cuidará principalmente do marketing.

A Oppo, que planeja o lançamento de três celulares e um fone de ouvido no Brasil, vai estrear no país com o Reno 7. Com preço sugerido de R$ 2.999, o smartphone faz parte de uma linha que vendeu 60 milhões de unidades em todo o mundo desde seu lançamento, em 2019, segundo a empresa.

O dispositivo tem câmera de selfie com 32 megapixels e câmera traseira tripla com sensor principal de 64 megapixels. Ele conta com tela de 6,4 polegadas, bateria de 4.500 mAh, 6 GB de RAM e 128 GB de armazenamento.

Fábrica no Brasil

A possibilidade de fabricar aqui os celulares se deve aos elevados impostos incidentes na importação, disse Zhang ao G1. Mas, antes disso, a empresa, fundada em 2004, pretende conhecer o contexto brasileiro, aonde chegou neste ano. Em países da América Latina, a Oppo já está operando há três anos.

De acordo com a consultoria IDC, a chinesa vendeu 24,7 milhões de aparelhos no segundo trimestre de 2022, o que representa 8,6% do mercado global, fixando-se em quinto lugar de vendas.

Na quarta posição, está a chinesa Vivo, que, assim como a Oppo, também pertence ao grupo BBK Electronics. Esse conglomerado é dono da marca de celulares Realme, presente no Brasil desde 2021. Segundo Zhang, as três marcas compartilham alguns acionistas, mas são empresas que operam de forma independente.

Por ser o quarto maior mercado de smartphones no mundo, a empresa considera o Brasil estratégico para suas operações e diz ter efetuado um planejamento antes de aportar por aqui.

De olho no mercado

Apesar do otimismo com o novo mercado, a Oppo tem preocupação com o cenário global, já que as vendas de smartphones caíram 8,7% no segundo trimestre de 2022 em todo o mundo, segundo a IDC. A Oppo vendeu nesse período 24,6% menos unidades do que no mesmo intervalo de 2021.

No Brasil, segundo a consultoria, a previsão é de queda de 5% nas vendas de celular neste ano. Para 2023, a expectativa é de um crescimento entre 3% e 4%, considerado tímido.

 

Esio Bellido

Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, pelo Centro Universitário Fluminense - UNIFLU/FAFIC - Campos dos Goytacazes-RJ - Formado em 22/12/2005. Pós-graduado em 'Especialização em Assessoria e Gestão da Comunicação', pela Universidade Anhambi Morumbi-SP - 2021/2022. Registro Profissional de Jornalista nº 0036792/RJ – MTb - Emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego de Campos dos Goytacazes-RJ, em 17/07/2015. Acadêmico em Direito (2º período).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *